comida de gente grande

comida de gente grande
Senhorita Alecrim está uma boneca. É esperta, percebe tudo, comunicadora. É alegre, mal ouve uma batida põe-se a dançar, mesmo que essa batida venha da máquina de lavar roupa. Tem fascínio por cães e pássaros e sempre que ouve um estica o dedo no ar para escutar melhor. É vaidosa. Não sai de casa sem os seus acessórios que ela própria trata de descobrir pela casa. (É favor notar o gancho cor-de-rosa na cabeça.)

É a minha boneca. Presumo que eu seja a dela. 

comida de gente grande

Só há poucos dias começou a mostrar interesse por comida de gente grande. Todas aquelas sopas e papas que fiz e não comeu não foram em vão. Esperei, com paciência de mãe, pelo dia e ele chegou. Finalmente. 
Mesmo comendo bem ainda acorda várias (vá-ri-as) vezes por noite para mamar e eu, embora já não me lembre o que é dormir a noite toda e acordar descansada (quinze meses sem dormir, a acordar de duas em duas horas, de três em três horas, às vezes de trinta em trinta minutos) gostava muito de voltar a um ritmo mais saudável. 
O que comem os vossos bebés? Dormem a noite toda? Têm uma rotina que (v)os ajude a dormir melhor? 

21 comentários em “comida de gente grande”

  1. A música é importante para o desenvolvimento das crianças se ela gosta deves estimular.

    Quanto à amamentação de noite, penso que só tu podes alterar as coisas se o quiseres fazer e se ela deixar.

    É uma questão que só tu como mãe podes decidir.

    Hoje tudo é muito diferente do meu tempo.

    No entanto as crianças são todas diferentes e com ritmos diferentes, o meu filho a partir dos 5 meses dormiu as noites inteiras a minha filha acordava de duas em duas horas até aos 8 anos de idade mas não comia de noite.

    Infelizmente sou daquelas que pouco consegui amamentar mas gostei muito de o fazer.

  2. Tenho 4 e dormiram todos a partir dos 3 meses, 3 semanas, 1 mês e meio e 1 mês. Nunca dei muito tempo de mamar, ê um facto, mas a partir daquele dia em que dormem uma noite mais esticada ou mesmo a noite toda (porque normalmente acontece a quase todos os bebés), decidi não os alimentar mais nas noites seguintes. Quem dorme uma, dorme duas, foi sempre o lema. Técnica da chucha, técnica da festinha e ainda a do deixa chorar, foram usadas.
    Sou uma pessoa que não dorme muitas horas, mas as que durmo são sagradas. Fico impossível de aturar sem o meu sono. Como cheguei cá primeiro ao mundo, as regras são minhas. 😉
    Eu sei que as mamãs tem que fazer concessões (ainda hoje faço desde o de 3 e à de 19!!) mas os bebés têm muita manha. 😉 Felizmente são moldáveis!

  3. De tudo o que escreveu só consigo pensar nas várias horas de falta de sono porque é realmente martirizante, martirizante! Do meu primeiro filho foi assim e não andei longe de uma depressão por isso. E não foram 15 meses, até aos 3 anos não soube o que eram seis horas de sono seguidas (eu já digo seis…). O segundo é melhor, muito melhor. Tem uma ano, a fazer já no domingo e parece que fala dele ao falar da sua menina. Mas comida de gente grande já a quer há muito!! Lindos, lindos! Vivam as crianças.

  4. Olá… vim aqui para por um acaso feliz ao saltar de blog em blog!
    Também eu sou uma mãe com sono! A I. de 16 meses também acorda muitas vezes durante a noite para mamar: por este andar vai ser como o irmão que mamou até aos 2 anos (várias vezes de noite) e somente a partir dos 3 começou a dar boas noites…
    Há ter paciência e não cambalear quando o sol nasce!:)
    Mas confesso que uma noite com 3 horas seguidas de sono é um luxo e um desejo, para quando, não sei!!
    Coragem nesta viagem!
    Elsa

  5. A minha bebé tem exactamente a mesma idade e tb ainda não dorme. É bom sinal. São instintos de sobrevivência apurados (saber se a mãe está por perto). Valha-nos isso 🙂

  6. A tua filha está tão linda. Adoro meninas vaidosas 🙂
    A Luísa felizmente dorme a noite toda mais ou menos desde os 6 meses, está com 10, mas tem alturas em que acorda e só o leite ( maminha ) a acalma.
    Em relação a comida, é uma autêntica enfardadeira. Adora os purés, as papas, as frutas, o iogurte, miolo de pão.
    Ainda não tem um único dente

  7. Descobri bem cedo que a minha filha dormia melhor logo a seguir ao banho.
    Com 10 dias (sim dias) dormia 5 a 6 horas depois do banho. Comecei a dar-lhe banho por volta das 11 da noite, a seguir o biberon e assim eu dormia a noite toda também. Em contrapartida chegava a não dormir 2 horas nas sestas todas do dia.
    Quando vejo "queixas" como a tua, até me arrepio.
    Ouvi algumas opiniões para quando as crianças (não bebés) acordam de noite para mamar se lhes deve dar só água, para que percebam que essa não é hora para comer…
    Eu não passei por isso, só tu podes decidir.
    Um Bejo
    Maria

  8. Olá tenho um bebe com 1 ano e só aos 8 meses é que consegui que ele dormisse a noite toda. Antes disso era assim tal e qual como disse.

    Tem uma rotina desde que foi para o infantário, aos 6 meses, e penso que isso foi o que o ajudou a regularizar os sonos. Actualmente dorme 2 sestas por dia, depois do almoço, do lanche e dorme a noite toda.

    Em relação a comida é muito boa boca gosta de praticamente de tudo o que lhe dou e agora começou a petiscar da nossa comida. Gosta muito de agarrar a comida nem que seja só para a atirar para o chão.

  9. Olá. Tenho duas bonecas, uma com 2 anos e meio e outra com 6 meses. Aos 3 meses a mais nova já dormia 7 horas por noite (felizmente). Agora a mais velha, que dormia 10 horas por noite desde os 6 meses, começou com terrores nocturnos quando a mana nasceu. Ainda hoje acordo 2 ou 3 vezes à noite para sossegá-la.
    A mais nova segue as indicações da pediatra, sopas, papas e fruta. A mais velha come como gente grande desde que fez 1 ano.

    Cada caso é um caso. Temos de ir descobrindo o melhor caminho. Isto de ser mãe é uma aventura.

    Bom dia das mulheres!

  10. Que linda e crescida está a Maria Alecrim! 🙂 É bom saber que não sou a única a acordar de noite de duas em duas horas! A minha bebé tem agora onze meses e sempre que come uma sopa e fruta lanço um foguete! Está a melhorar… e ao ler o seu post fico mais animada! 😉 Beijinho

  11. Por cá a saga é a mesma em relação à noite. O Tomás tem 19 meses, prestes a completar os 20 e continua a acordar várias vezes para mamar durante a noite. Tenho dias que o cansaço é tanto, mas tanto que acho que não vou aguentar, mas acho que o nosso corpo se vai habituando… E vê-lo crescer tão saudável e feliz, vejo que estamos no bom caminho!**

  12. Cada vez estou mais convenciada que não há formulas secretas e que cada criança é diferente.
    Tenho duas filhas e a primeira dormiu a noite toda desde o primeiro dia enquanto a segunda "saiu" mais complicada…
    Com esta, solução para ter noites de sono tranquilas passou, creio eu, por deixar de amamentar e por a deixar chorar um bocadinho (para mim não foi muito difícil porque tenho o sono muito pesado, mas acho que isso é raro entre as mães).

  13. O meu "bebê" tem hoje 18 anos mas dormia muito mal!!!! Sei bem pelo queu você está passando! Melhorou depois de 1 ano e meio. Força que passa e vale a pena,né?

    Bjs

  14. ola,
    a minha tem 10 meses, noites inteiras comecou perto dos 2 meses, mas sempre foi um relogio,mamava de 3 em 3,e depois de 4 em 4…em contrapartida,sestas durante o dia sempre foram pequeninas,e poucas!! Nunca gostou de adormecer,mas desde que nasceu que parecia que sabia que as 20h30 eram horas do sono da noite,foi sempre mais facil a essa hora.
    Nunca fui a favor de a deixar a chorar para adormecer,nem para nada, e nas noites mas,porque como e obvio tb as temos, mtas vezes resolvo ou com leitinho se for fome, ou com mimo e a dormir na nossa cama por q outra razao. Sempre ouvi dizer que ela nunca ia dormir sozinha porque apanha manha…mentira,adormece bem sozinha a noite comecou adormecer sozinha para a sesta agora!eu acredito que os bebes utilizam os recursos (neste caso a mae e a maminha) enquanto precisam ate se sentirem seguros e confiantes para o largarem! ja pensou em po-la na sua cama (se for uma opcao para os pais) e ela servir-se da maminha quando quer?Pode ser que resulte,ou que ela nao queira, e que a virginia consiga descansar…ha um livro optimo para ler que contraria as correntes mais tradicionais, chama-se beija-me muito!
    mariana

  15. 🙂 23 meses sem uma noite de sono bem dormida. O Vicente é um bom garfo, gosta de tudo e come bem mas, acorda vá-ri-as vezes por noite. Não é saudável, há-de passar, não é?

  16. 🙂 23 meses sem uma noite de sono bem dormida. O Vicente é um bom garfo, gosta de tudo e come bem mas, acorda vá-ri-as vezes por noite. Não é saudável, há-de passar, não é?

  17. Foi bom ler estes testemunhos e sinto-me apesar de tudo melhor porque ja me andava a questionar o que andaria a fazer de errado a minha boneca tem 13 meses tambem acorda nao sei quantas vezes para mamar, prometi a mim mesma que quando fizesse 1 ano fazia o desmame" mas ainda nao tive coragem, mas e' um desgaste muito grande para nos, ja nao sei o que e' dormir 1 noite completa desde a gravidez … quando a comidinha de 'panela" ou seja a nossa e' grande apreciadora e come tudo o que lhe damos 😉
    bjinhos gosto muito do teu blog e os teus filhos sao lindos

  18. Fico muito contente com as vossas (nossas) partilhas. A Maria continua a mamar de noite, é muito próxima da mãe, não gosta que ninguém "invada o seu território" (a mãe) e é uma menina linda e muito esperta – e saudável!
    Eu deixo para que a natureza decida quando vamos parar de amamentar. Tudo a seu tempo!
    Um abraço grande a todas que por aqui passaram!

Comentários fechados.