Provavelmente o meu prato preferido. Faço-o na maior parte das vezes para mim, quando estou sozinha porque ainda não consegui fazer com que os rapazes da casa gostem delas tanto quanto eu. E faço-as sempre na noite de ano novo, costume que aprendi com uns amigos italianos que não passam sem este símbolo de prosperidade nessa data festiva.
Porque as acho bonitas em toda a sua simplicidade e – mais uma vez – as acho deliciosas (e porque, modéstia à parte, as faço bem), aqui deixo a receita.
Porque as acho bonitas em toda a sua simplicidade e – mais uma vez – as acho deliciosas (e porque, modéstia à parte, as faço bem), aqui deixo a receita.
Lave as lentilhas e deixe-as num recipiente com água por uns 30 a 60 minutos. Ao contrário do que muitos possam pensar, as lentilhas não precisam ficar muito tempo de molho. A medida é mais ou menos a do arroz, ou seja, uma mão cheia por pessoa.
Faça um refogado com azeite, louro e cebola (o louro vai dar todo um novo sabor ao prato). Deixe refogar devagar sem que a cebola queime, mexendo de vez em quando.
Escorra as lentilhas, reservando a água onde estiveram de molho. Junte as lentilhas ao refogado, mexendo devagar, em lume brando. Envolva para que absorvam todo o sabor do refogado. Junte sal a gosto. Enquanto isso, aqueça a água que reservou. Esta água vai sendo deitada na panela aos poucos, apenas para cobrir o preparado e nunca enchendo a panela. .
Por esta altura, pode acrescentar legumes como cenoura, nabo, etc. cortados em pequenos pedaços.
É importante ficar por perto, mexendo com uma colher de pau, provando, cheirando e juntando água somente se necessário. Se as lentilhas levarem água a mais separam-se da casca, o que não é muito agradável.
Entre 30 a 40 minutos o prato estará pronto – e delicioso. Para acompanhar, um arroz de bróculos e terá uma refeição completa e muito saciante.
Também gosto muito :')
adoro tb
Não sou fã de lentilhas, mas aprendi a gostar delas. E ainda hoje, depende do prato. O meu preferido e que nao resisto é o caril de lentilhas. Paté de lentilhas também é delicioso!!
Também gosto muito de lentilhas e por enquanto só eu cá em casa é que as aprecia. Vou experimentar a tua receita Virgínia.
hmmm…paté de lentilhas (sugestão da Joana) tenho que investigar isso.
Não sou grande apreciadora de carne e as lentilhas, tidas outrora em tempos difíceis, como a carne dos pobres, parecem um óptimo ingrediente a redescobrir para uma alimentação saudável e económica.
Também fiquei interessada no paté e no caril 🙂 um beijinho a todas!
Que aspecto delicioso!! na passagem do ano ..é sagrado cá em casa!!(marido italiano é no que dá!!), e também as adoro estufadas …hummmmm
parece que todos os italianos as comem na passagem do ano! 🙂
I always make linzensoep for the whole family….yummie (and healthy!!!
O meu filhote adora lentilhas! Especialmente quando simplesmente cozidas e regadas com fio de azeite. Cá por casa todos adoram a lasanha de lentilhas, abóbora e azeitonas, receita da Mafalda Pinto Leite… é maravilhosa!
Uhmmmm parece muito gostoso…
Vou fazer !!!
bjos do Brasil
Kelly
http://www.melmaria.wordpress.com
Olá Virgínia, já temos bebé? Um grande beijinho.
Sara Carvalho
Aí está algo que gosto bastante!! 🙂
Tão cheias de sabor e de proteína, tb adoro. 🙂
Com cominhos e cenoura, fazem uma das minhas saladas favoritas. :)) Partilhei recentemente no blogue uma receita em que depois as envolvo no molho do frango – ai que coisa boa. :))