Nunca teria ficado em paz com a vida se não tivesse dado a oportunidade a mim mesma de passar por um segundo parto. O primeiro foi tão traumático que levei quase 10 anos para acreditar que desta vez seria diferente. E foi. Com as pessoas certas tudo pode acontecer – mesmo numa cesariana.
Eu tremia descontroladamente. Era puro medo. Admito: não sou a pessoa mais corajosa em ambientes hospitalares. A sala de parto é fria, estéril, metálica. Os procedimentos são mecânicos, rápidos – a mulher ali deitada é a matéria prima, é um corpo a ser trabalhado, pouco mais.
Mas desta vez eu estava presente, não levei anestesia geral, e presente estava também o pai, que afinal também merece e deve fazer parte do fim deste grande ciclo que é o parto. A obstetra que acompanhou toda a gravidez, para além de grande profissional, mostrou ser não só humana mas também mãe e naqueles minutos uma pessoa precisa de uma mãe.
Mesmo confiando naquela equipa que ali se encontrava, o medo não me largava. Eu tremia. Eu chorava. Eu rezava. Sim, dei por mim a rezar – uma reza só minha. Dei por mim a procurar algo sagrado a que me agarrar para suportar aqueles minutos infinitos – e foi o M. que veio ter comigo, a cantar a nossa música de sempre, a música que cantamos todas as noites desde que nasceu: o Alecrim. Era como se estivesse ali a meu lado, a cantar para a irmã, como tantas vezes fez durante a gravidez.
E assim cantei, como um mantra, vezes sem conta do princípio ao fim o Alecrim enquanto era cortada e cosida, enquanto nascias e te encostavam a mim, no meio de muitas lágrimas e risos, acompanhada e feliz por tudo ter chegado ao fim, a um fim feliz.
O teu irmão sempre disse que teria uma irmã chamada Maria e nunca abandonou essa certeza. A tua mãe preferiu esperar até te ver. E assim nasceste, Maria Alecrim.
Alecrim alecrim aos molhos
por causa de ti
choram os meus olhos
ai meu amor
quem te disse a ti
que a flor do monte
era o alecrimAlecrim alecrim doirado
que nasce no monte
sem ser semeado
ai meu amor
quem te disse a ti
que a flor do monte
era o alecrim
de lágrimas nos olhos.
Que bem me fez ler este teu texto, Virgínia…! Penso que já te tinha dito como adoro o nome que escolheste para a tua filhota e, agora que sei como surgiu, ainda mais gosto… Que seja muito feliz esta menina doce!
Maria Alecrim é MUITO lindo!! Parabéns e muitas felicidades!!!
… <3 <3 <3 lindo!
Lindo! Mesmo lindo, como esse momento tão precioso e tão sagrado que todos viveram! Lindo a partilha! Lindo o dom da vida! E por causa dessas vidas irão muitas vezes chorar os teus olhos.
Beijo!
A história de uma nova vida que começa com uma história tão linda. E a história de dois irmãos que começa mesmo antes de um deles ter nascido e os faz ficar logo unidos para sempre.
Gosto muito de a ler.
Muitas felicidades para toda a família!
Bj, Mónica
oohhhh!!! que lindo!! já adorava o nome, com esta história então… derreti-me….
Muitas felicidades!!!
Lindo… Tão inspirador!
Toda paz do mundo! 🙂
que bonito Virgínia! linda a Maria Alecrim:)
Uma família completa, como diria o rafa! Uma nova mulher/mãe…. A coragem também pode ter choro… E o que importa é que conseguiste! Estou como sempre estive, muito orgulhosa de ti! Um beijo!
As lágrimas rolam-me face abaixo… de alegria… de emoção… e pela paz que as tuas palavras transmitem e a letra dessa canção, que muitas vezes cantei as minhas filhas quando eram bébés e me cantaram os meus pais e avós, ganha agora um novo sentido – acho que ela foi escrita especialmente para vós!
Que lindo!
Parabéns pela Maria, parabéns pela história, parabéns pelo teu blogue e por nos deixares participar na tua vida enchendo a nossa de coisas simples que tornaram grande o teu e o nosso mundo.
Obrigada
Beijinho
Que lindo !!!! Parabens! Bemvinda Maria Alecrim! Muitas felicidades 🙂
Comovente.
Que linda!
Um grande beijo.
que lindo!
Lindo! Parabéns e tudo de bom.
Marta Santos
que bonito!
É impossível não ficar emocionada ao ler a história à volta do nome da tua menina. Se já achava lindo o nome, agora que percebo o seu significado, acho que não podiam ter escolhido melhor!
Também passei por uma cesariana de epidural, mas não tremia de medo. Tive uma calma absolutamente desconhecida para mim! Tremia era de frio mesmo…
Tudo de bom para a vossa linda família!
Vieram-me as lágrimas aos olhos ao ler esta história. Pode ser uma historia de Natal. As maiores felicidades.
Tenho saudades de ver as lebres por ai, mas compreendo que agora outros valores mais altos se levantam. Maria Alecrim, cheira a campo a doce serenidade dos fins de tarde quente de verão no alentejo.
e que lindo nome 🙂
estou emocionada e também eu daqui a pouco mais de 2 meses passarei novemente pela fantástica experiência de "dar à luz".
que sejas muito feliz Maria Alecrim 🙂
(cheguei á pouco tempo a este blog e estou apaixonada)
Lindo, lindo, lindo! ♥
Muitas felicidades!!
Que bom saber, que bom ler estas palavras tão mas tão reconfortantes e maravilhosas…
Não posso aguardar 10 anos, são anos a mais para mim… Mas tal como tu passei por um parto muito complicado e prematuro. Mas tenho a certeza que não existem partos iguais, por isso, também quero e necessito de acreditar que o segundo será diferente… E aqui está a prova 😀
Parabéns aos papás e ao mano. Desejos de muitas felicidades aos 4 Alecrins.
De certeza que não existe no universo melhor razão para ter um nome tão lindo!
Muitos Parabéns!
muito bonita a estória… e um bom prenúncio para um início de vida pleno e feliz!
beijos, querida V!
Olá Maria 🙂
estou arrepiada com a história da tua vinda 🙂
Abraço ***rita
Que doce!!! Parabéns e felicidades!! Uma vida cheia de alegria para a Maria Alecrim!!
Que linda foto! …mesmo sem mostrar a tua expressão transborda amor!!!
Muita felicidade e alegria para todos vós!! …em especial para o mano crescido, que nestas alturas merece um destaque ; )
bjs!
♥
dias felizes maria alecrim : )
É uma linda história, que retrata o amor de mãe.
Felicidades para a linda Maria Alecrim!
Que linda história! É a primeira vez que visito este blog e estou apaixonada! Muitas felicidades para a pequenina e doce Maria Alecrim!
Momentos especiais que guardamos sempre connosco 🙂
Infelizmente não assisti ao meu filho nascer, foi tudo muito rápido e com anestesia geral. Sinto falta de não o ter visto nascer e de o porem em cima de mim enquanto o pai babava ao lado… não foi possivele sou feliz por tudo ter corrido bem e por o meu filho estar connosco, mas que sinto falta do tal momento, isso sinto 😉
E que a Maria Alecrim tenha uma vida cheia de perfume. 🙂
bjs
Lindo, lindo, lindo…
Nem tenho palavras para descrever o que senti ao ler esse texto… Absolutamente maravilhoso! Muitos Parabéns pela filhota 🙂 e que lindo nome tem ela!!!!
Linda história.
Parabéns e muitas Felicidades!
Cristina
Obrigada por partilhares essa história tão linda. Agora o Alecrim aos Molhos também faz parte do nosso reportório.
Que bébé mais linda e que nome tão bonito! Parabéns e as maiores felicidades. Queria também agradecer a receita das lentilhas que tem aquecido e reconfortado este meu inverno. Feliz 2012!
tenho lagrimas nos olhos…
é o nome mais que lindo!
Parabéns pela Maria Alecrim! Fiquei com lágrimas nos olhos e resolvi escrever porque também senti essas emoções no parto e pensei que era diferente… já lá vão 3, mas o sentimento anterior é sempre o mesmo!
Felicidades!
Já devo ter lido este post vezes sem conto e comovo-me sempre coo se fosse a primeira!! Parabéns e muitas felicidades!! Acho o nome lindo!!!
Maravilhosos post. De coração para coração! Parabéns pela família linda!
A minha cesariana correu bem, felizmente tive pessoas muito queridas à minha volta que me distraíram com conversas engraçadas, uma médica muito carinhosa…
A Maria Alecrim é praticamente da idade da minha filha…
Um grande beijinho.
Acompanho as suas publicações na Instagram e adoro a maneira como escreve e nos transmite tanta paz com a sua vivência interior. Este texto lindo emocionou-me, tenho uma neta também com 9 anos, e esta história encheu-me o coração. Muitos parabéns e felicidades.